Lista de mapas de VALORANT 2025: Todos os mapas do jogo

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Lista de mapas de VALORANT 2025: Todos os mapas do jogo

Em VALORANT, a tua pontaria pode ser divina, os teus reflexos super-rápidos, mas se não conheceres a disposição de cada mapa, estás apenas à espera de ser atingido.

Porquê? Cada mapa de VALORANT tem um fluxo único, oferecendo prós e contras para diferentes agentes, o que significa que dominar esses mapas é essencial para sua escalada.

Neste post, veremos todos os mapas de VALORANT, a rotação atual de mapas e o que faz cada um deles funcionar.

Entendendo o conjunto de mapas e a rotação de VALORANT

Antes de entrarmos diretamente nos locais individuais, vamos falar sobre o conjunto de mapas e seu sistema de rotação.

A Riot Games mantém a cena competitiva fresca, colocando e tirando mapas do jogo (geralmente a cada novo Ato). Isto significa que os mapas que combates nos modos de classificação ou não classificados mudam ao longo do tempo, obrigando os jogadores a renovar as suas estratégias e escolhas de agentes ao longo do tempo.

A razão está na filosofia do jogo, uma vez que os criadores pretendem manter a frescura e evitar que os jogadores se tornem demasiado confortáveis, tal como é salientado pelas várias actualizações dos criadores.

Atual conjunto de mapas competitivos activos

Em meados de 2025, o conjunto de mapas competitivos activos apresenta uma seleção diferente de mapas e, embora esta lista possa mudar com as novas actualizações, o alinhamento mais comum neste período inclui

  • Lótus

  • Pérola

  • Fratura

  • Caixa de gelo

  • Refúgio

  • Split

  • Ascent

Mapas como Bind e Breeze, embora não estejam atualmente na rotação competitiva, também continuam a fazer parte da história de VALORANT e podem regressar, pelo que conhecer os seus layouts continua a ser útil.

Lista de mapas de VALORANT 2025

Cada mapa de VALORANT oferece um desafio diferente. Desde mecânicas únicas, como teletransportadores, até números variados de locais de pico, o que significa que entender cada um deles é crucial.

Aqui está um resumo de todos os mapas lançados:

Abismo

  • Cenário: Ilha remota, ao largo da Islândia

  • Caraterísticas notáveis: Lançado em junho de 2024, o Abismo é um mapa arrojado e algo diferente. Abyss também não tem fronteiras, o que significa que a gravidade mata. O mapa também é maioritariamente vertical, com dois locais.

  • Opinião da BoostRoyal: Este novo mapa é muito divertido e é um parque de diversões aberto para aventureiros e agentes com mobilidade. A falta de muros exteriores significa que cada passo perto de uma borda é um risco, tornando as habilidades de knockback de agentes como Breach excecionalmente fortes. Quando se trata de vencer neste mapa, controlar o meio em Abyss é vital, e agentes como Jett ou Raze podem explorar a verticalidade para encontrar ângulos inesperados. Lutas a longa distância também são comuns, então tire o pó do seu Operador.

Subida

  • Cenário: Veneza, Itália

  • Caraterísticas notáveis: Portas que podem ser fechadas e quebradas em cada um dos seus dois locais, e um notável pátio aberto no meio.

  • Opinião de BoostRoyal: Este é um clássico. Ascent é frequentemente considerado um mapa padrão que testa as habilidades fundamentais de VALORANT dos jogadores. Manter o meio também é incrivelmente importante. Ao escolher um agente, agentes como Killjoy são excelentes em bloquear esses locais com suas configurações, enquanto Sova pode coletar informações com seus dardos de reconhecimento nos espaços relativamente abertos do mapa.

Ligar

  • Cenário: Rabat, Marrocos

  • Caraterísticas notáveis: Não há uma rota do meio tradicional, mas há teletransportadores que permitem a rotação instantânea entre os dois locais.

  • Opinião da BoostRoyal: Bind tem tudo a ver com jogos mentais e rotação rápida. Os teletransportadores unidireccionais criam oportunidades únicas de flanco, exigindo controlos constantes. Os atacantes também podem fingir um empurrão no local e teletransportar-se rapidamente para o outro, enquanto os defensores podem usá-los para retomadas rápidas. Diríamos que Bind é um mapa que pode parecer caótico para os novos jogadores, mas que oferece uma grande profundidade tática quando totalmente dominado.

Breeze

  • Cenário: Triângulo das Bermudas, Oceano Atlântico

  • Caraterísticas notáveis: Espaços vastos e abertos, longas linhas de visão, dois locais.

  • Opinião da BoostRoyal: Breeze é o paraíso dos franco-atiradores e um pesadelo para aqueles que odeiam combates a longa distância. O seu enorme tamanho significa que a rotação demora muito tempo e o controlo do mapa depende muitas vezes de agentes que consigam controlar grandes áreas, como a Viper com os seus ecrãs tóxicos. Embora esteja atualmente fora da rotação principal de mapas, o seu design interessante, centrado em combates abertos, deixou uma marca nos jogadores.

Fratura

  • Cenário: Novo México, EUA

  • Caraterísticas notáveis: Um layout único em forma de H onde os defensores aparecem no meio e os atacantes podem se aproximar dos dois locais pelos dois lados usando longas tirolesas.

  • Opinião da BoostRoyal: Fracture inverte a tradição da jogabilidade atacante/defensor. O potencial de ataque de dois lados significa que os defensores estão constantemente sob pressão e precisam de uma excelente coordenação para vencer. Este design leva muitas vezes a rondas rápidas e recompensa uma jogabilidade agressiva e com muitos empurrões. Compreender os tempos de tirolesa e as configurações de fogo cruzado também é necessário para obter altas taxas de vitória neste mapa.

Paraíso

  • Cenário: Thimphu, Butão

  • Caraterísticas notáveis: O primeiro mapa a apresentar três locais (A, B, C).

  • Opinião da BoostRoyal: Haven estica as defesas. Com um local extra para cobrir, os defensores devem ser rápidos para rodar e reunir informações. Portanto, Agentes como Cypher ou Killjoy podem ajudar a vigiar os flancos ou ancorar um dos três locais de pico. Para os atacantes, a opção extra oferece mais vias de ataque e pode levar a estratégias de divisão complexas.

Caixa de gelo

  • Cenário: Ilha Bennett, Rússia/Ártico

  • Caraterísticas notáveis: Extrema verticalidade com vários níveis, tirolesas horizontais, corredores apertados e dois locais.

  • Opinião da BoostRoyal: Basicamente, Icebox é um mapa de níveis e ângulos. O seu design vertical significa que é preciso estar constantemente atento às ameaças de cima e de baixo. Por causa disso, os Agentes que podem tomar o terreno alto facilmente, como Jett ou Omen, geralmente são ótimas escolhas aqui. Semelhante à Fratura, as linhas de fecho permitem rotações rápidas e previsíveis pelo mapa.

Lótus

  • Cenário: Ghats ocidentais, Índia

  • Caraterísticas notáveis: Apresenta três locais, portas de pedra giratórias e uma parede destrutível.

  • Opinião da BoostRoyal: Tal como Haven, Lotus desafia as equipas com um mapa de três locais. As portas giratórias também adicionam um elemento único, permitindo que os jogadores abram ou fechem caminhos, criando sons e alterando as linhas de visão no processo. Lotus requer uma forte coordenação de equipa e estratégias de mudança rápida para gerir os seus muitos ângulos e opções de rotação.

Pérola

  • Cenário: Lisboa, Portugal (debaixo de água na Terra Ómega)

  • Caraterísticas notáveis: Um mapa mais tradicional de dois locais sem grandes truques que alterem o mapa, enfatizando fundamentos fortes e controlo da área intermédia.

  • Opinião da BoostRoyal: Depois de uma série de mapas com mecânicas únicas, Pearl foi um retorno a um design de mapa FPS mais clássico. É um mapa sem truques que recompensa a pontaria sólida, o uso de utilidades e as rotações inteligentes. O controlo do seu meio interligado é crucial tanto para os atacantes como para os defensores, e as escolhas dos agentes na Pérola inclinam-se muitas vezes para aqueles que conseguem gerir facilmente as suas faixas.

Dividir

  • Cenário: Tóquio, Japão

  • Caraterísticas notáveis: Mapa vertical pesado com cordas, posições altas e dois locais com chokepoints apertados.

  • Opinião da BoostRoyal: Assim como Fortnite, Split é uma prova da importância de controlar o terreno elevado. As cordas permitem um movimento vertical rápido, facilitando lutas em vários níveis, e os defensores geralmente têm uma vantagem devido aos pontos de entrada estreitos do mapa e aos locais e posições com vista para eles. À semelhança de Split, é um dos mapas que enfatiza verdadeiramente o bom posicionamento.

Pôr do sol

  • Cenário: Los Angeles, EUA

  • Caraterísticas notáveis: Um mapa tradicional de três pistas e dois locais com uma porta mecânica no meio.

  • Opinião da BoostRoyal: Sunset oferece um layout relativamente simples, o que facilita a entrada e ainda oferece muita jogabilidade tática para os jogadores mais experientes. A porta central controlável também pode alterar as rotas e as linhas de visão, acrescentando um pouco de estratégia. Em suma, Sunset é um mapa em que os fundamentos sólidos e a compreensão dos ângulos e das chamadas populares compensam.

Mapas de VALORANT em resumo

Para o ajudar a digerir tudo isto, eis um breve resumo de cada mapa VALORANT e da sua identidade principal:

Mapa

Inspiração no mundo real / Cenário

Locais

Mecânica(s) única(s)

Data de lançamento

Vinculação

Rabat, Marrocos

2

Teletransportadores

Lançar

Porto

Butão

3

Três locais

Lançamento

Separação

Tóquio, Japão

2

Cordas verticais, terreno elevado

Beta

Subida

Veneza, Itália

2

Portas que podem ser fechadas/destruídas, meio aberto

1.0

Caixa de gelo

Ilha Bennett, Rússia/Ártico

2

Tirolesas verticais, verticalidade complexa

1.10

Brisa

Triângulo das Bermudas, Oceano Atlântico

2

Grandes áreas abertas, longas linhas de visão

2.08

Fratura

Novo México, EUA

2

Em forma de H, o atacante surge em ambos os lados, linhas de fecho

3.05

Pérola

Lisboa, Portugal (Omega Earth)

2

Sem grandes artifícios, layout tradicional, meio crucial

5.0

Lótus

Ghats ocidentais, Índia

3

Três sítios, portas rotativas, parede quebrável

6.0 (Jan. 2023)

Pôr do sol

Los Angeles, EUA

2

Porta mecânica no meio, três faixas tradicionais

7.0 (Ago 2023)

Abismo

Ilha remota, ao largo da Islândia (Terra Alfa)

2

Sem limites de mapa (quedas mortais), verticalidade elevada

8.11 (Jun 2024)

Seleção de agentes e adaptação do mapa

Para entender completamente cada mapa em VALORANT, você precisa memorizar os layouts e saber como cada caraterística única influencia a seleção de agentes e a estratégia geral.

Aqui está o resumo de qual agente recomendamos escolher para cada mapa:

  • Duelistas como Jett ou Raze podem encontrar mais impacto em mapas com verticalidade (Icebox, Abyss, Split) ou naqueles que recompensam uma entrada agressiva (Fracture).

  • Controladores como Brimstone, Viper ou Omen são úteis em todos os mapas para bloquear as linhas de visão, mas os seus principais pontos fortes brilham de forma diferente. Viper, por exemplo, pode dominar grandes espaços abertos em Breeze ou bloquear vários ângulos em mapas como Pearl.

  • Sentinelas como o Killjoy ou o Cypher são óptimas escolhas para manter os locais de implantação e vigiar os flancos. Em mapas com muitos pontos de entrada ou uma área central crucial como Ascent ou Haven, as suas capacidades de recolha de informação e bloqueio são também fantásticas. Lembre-se, uma Sentinela bem posicionada pode parar completamente o avanço de um atacante.

  • Iniciadores como Sova, Fade ou KAY/O podem ajudar a sua equipa a conquistar espaço. Por isso, em mapas com cantos apertados (Split, Bind) ou áreas onde é difícil obter informações (ninhos de Icebox), as suas capacidades de recolha de informações e de controlo de multidões mostram o caminho aos Duelistas.

Em suma, a rotação de mapas em constante mudança garante que os melhores agentes para uma determinada situação são continuamente reavaliados, evitando um meta aborrecido e obsoleto. Mesmo um mapa que tenha sido temporariamente removido pode oferecer algumas ideias interessantes quando regressa, à medida que os jogadores descobrem novas formas de jogar com as suas caraterísticas.

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