Marvel Rivals mudou a forma como a rendição funciona
Já todos passámos por isso: O que deveria ter sido um jogo 6v6 tornou-se num 5v6.
A dinâmica mudou, a equipa inimiga está a rolar e um dos teus colegas de equipa desistiu ou o seu Wi-Fi foi de férias não programadas. Estás a olhar para o barril de uma derrota longa e prolongada, uma sangria lenta de moral e pontos de classificação.
Mas agora já não. A partir de 26 de junho de 2025, a NetEase Games devolveu o poder aos jogadores. Um dos mais recentes patches do Marvel Rivals trouxe uma reformulação elegante e inteligente do sistema de rendição do jogo, e é uma das melhores actualizações de qualidade de vida que já vimos. Vamos ver como esta correção está a mudar a forma como jogamos.
Quando a rendição no Marvel Rivals era um impasse
Antes da atualização de 26 de junho, a mecânica de rendição em Marvel Rivals era rígida, quase implacável. Para terminar um jogo mais cedo, a tua equipa precisava de um voto maioritário de toda a equipa. Parece razoável no papel, certo? Mas no calor de um jogo real, era um sistema com uma falha crítica.
Pensa nisto: a tua equipa de seis jogadores está a lutar arduamente. De repente, um jogador desliga-se. Estão agora a travar uma batalha perdida, cinco contra seis. Alguém da vossa equipa, com razão, pede uma votação de rendição. Mas a votação falha. Porquê?
Porque o sistema ainda exigia a aprovação daquele jogador fantasma que já não estava no jogo. Ou, o que talvez seja mais frustrante, um colega de equipa teimoso, convencido de que podia virar o jogo sozinho, recusa-se a fazê-lo, prendendo os outros quatro jogadores numa partida que estava praticamente terminada. Era uma receita para a perda de tempo e frustração, especialmente em jogos classificados onde cada minuto conta.
Revelado o novo sistema de rendição de Marvel Rivals
A NetEase apresentou uma solução. A correção de 26 de junho introduziu vários votos necessários para a rendição, que agora variam de acordo com o número de jogadores activos na tua equipa.
Este sistema de rendição dinâmico é excelente e significa que, se um jogador sair da tua equipa de cinco pessoas, já não precisas do mesmo número de votos que tinhas no início.
Em vez de ficar preso a um jogador desligado, o limiar ajusta-se. Agora, no cenário anterior, apenas três dos quatro jogadores restantes precisam de concordar para terminar a partida.
É uma solução limpa e lógica que devolve o controlo aos jogadores que ainda estão na luta.
Sistema de rendição do Marvel Rivals: Antes vs. Depois da Atualização de 26 de junho
Funcionalidade |
O antigo sistema (antes de 26 de junho) |
O novo sistema (após 26 de junho) |
Requisito de votação |
Baseado no tamanho original da equipa (por exemplo, 5 votos num 5v5). |
Dimensiona-se com o número atual de jogadores activos. |
Impacto das desistências |
Um jogador desconectado conta contra a votação, tornando quase impossível render-se. |
O limite de votação diminui, reflectindo o tamanho mais pequeno da equipa. |
Agência de jogadores |
Limitado. Um jogador que não cooperasse ou estivesse ausente poderia ditar a continuação da partida. |
Melhorado. Os jogadores activos têm controlo direto sobre o fim de um jogo impossível de ganhar. |
Ritmo da partida |
Pode levar a partidas longas e desmoralizantes, sem esperança de recuperação. |
Permite uma saída rápida e limpa, poupando tempo e preservando a moral para o próximo jogo. |
Porque é que esta mudança na jogabilidade do Marvel Rivals é mais importante do que pensas
À primeira vista, trata-se de permitir que os jogadores desistam. Mas se olhares com mais atenção, verás que se trata de um ajuste subtil, mas significativo, que melhora a experiência competitiva. Eis porque é que é uma mudança importante:
- O abandono: Quando alguém abandona a tua equipa, as probabilidades estão contra ti, no entanto, o novo sistema reconhece esta realidade matemática e proporciona uma saída fácil.
- O Atirador: Lidar com um jogador que está a sabotar ativamente a tua partida é irritante. Agora, tu e os teus restantes colegas de equipa podem votar rapidamente para acabar com a provação e seguir em frente, em vez de deixar um indivíduo arruinar o jogo para todos os outros.
- O Smurf Stomp: Ocasionalmente, encontrarás uma equipa inimiga com um jogador altamente qualificado numa conta de nível inferior que está simplesmente a dominar. Embora o desafio possa ser agradável, a diferença de habilidades às vezes pode ser muito grande. Esta alteração permite que uma equipa concorde que não vale a pena lutar coletivamente nessa batalha em particular.
Ao dar este controlo aos jogadores, a NetEase promove um ambiente competitivo mais saudável. Reduz o tempo gasto em situações negativas, o que, por sua vez, mantém os jogadores empenhados e prontos para entrar na fila para a próxima partida com uma nova mentalidade.
Ajudando você a subir no novo meta do Marvel Rivals
Com o sistema de rendição melhorado, a tua jornada de classificação no Marvel Rivals é agora mais suave do que nunca. Tens mais controlo sobre o teu tempo e podes evitar aqueles jogos desmoralizantes que te tiram o ímpeto. Mas porquê parar por aí? Se queres mesmo subir nas classificações e deixar para trás de vez os jogos frustrantes, dá a ti mesmo a derradeira vantagem!
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O que vem a seguir no Marvel Rivals?
Esta atualização centrada no jogador não veio sozinha. O patch de 26 de junho também introduziu alguns cosméticos novos, incluindo novos visuais para Thor e Punisher, demonstrando que a NetEase está empenhada tanto na jogabilidade como na estética.
A principal conclusão é que o criador está a ouvir. Esta reformulação não nasceu no vácuo; foi um resultado direto do feedback do Marvel Rivals, por isso podemos esperar mais ajustes direcionados à medida que o jogo continua a crescer.
Então, o que achas das novas regras de rendição? É a solução perfeita para o jogo por ranking, ou tens outras ideias? Diz-nos!